11/12/2013

HMB - o anti-catabólico

Um recuperador muscular muito famoso na área da suplementação esportiva é o HMB. Após fazer uma boa revisão bibliográfica, com uma busca no Pubmed (o maior portal de artigos científicos do mundo), aceitei usá-lo em nossos produtos. Como quero que os clientes e eu tenhamos resultado, procurei não usar ingredientes baseados no "achismo" ou através de literaturas de revistas populares. Procurei sim fazer um amplo trabalho de pesquisa, juntando com profissionais de outras áreas, minha experiência enquanto era monitor da disciplina de bioquímica do exercício e artigos experimentais recentes de revistas científicas de impacto internacional.


O HMB está presente nos pré-treinos da maxximum, num dos termogênicos (para ajudar a manter a massa magra durante o emagrecimento) e no pós-treino. 
Agora depois que o pré-treino ficou pronto comecei a usá-lo. Pode ser coincidência ou não, mas eu estava com uma leve inflamação no músculo supra-espinhoso e após utilizar o pré-treino com HMB a dor está diminuindo substancialmente. Pode ser uma falha no meu processo de recuperação que o HMB esteja fazendo diferença e corrigindo esse erro. Mas o fato é que nessa semana a dor está quase nula.
E aqui vão duas críticas fortes a quase totalidade dos pré-treinos do mercado. Ou estimulam em demasia o sistema adrenérgico, deixando a pessoa estimulada demais (podendo quebrar proteína muscular); ou até possuem diversos elementos para recuperação muscular, mas são tantos (e nem sempre comprovados cientificamente) que a quantidade de cada um deles está bem longe da eficiente.
Vamos falar sobre ele o HMB então...

O HMB (β-hidroxi-β-metilbutirato) é um metabólito de um aminoácido essencial, a leucina (um dos aminoácidos de cadeia ramificada – BCAA). Ele é produzido a partir do cetoisocaproato (KIC), um metabólito da leucina, por ação de uma enzima, a KIC-desidrogenase. O ser humano sintetiza em torno de 0,3 a 1 grama de HMB diariamente ((cerca de 5% proveniente do catabolismo da leucina dietética). Para produzir 1 grama de HMB seriam necessários 20 gramas de leucina. Por isso recomenda-se diretamente sua suplementação a esportistas (Portal e cols, 2010).
O maior efeito do HMB não é estimulando a síntese proteica, mas evitando o catabolismo e melhorando a recuperação muscular. Por exemplo, no estudo de Deutz e cols (2013), idosos em repouso em suas camas preservaram a massa muscular utilizando HMB, enquanto o grupo placebo apresentou uma perda de 2,05 Kg em 10 dias. As propriedades anti-catabólicas do HMB não se faz presente apenas em pessoas não treinadas, no estudo de Wilson e cols (2013), a amostra foi de pessoas treinadas, e observou-se uma diminuição da secreção urinária de escórias nitrogenadas e creatina quinase (marcadores de catabolismo protéico e de lesão muscular, respectivamente).
A indicação de consumo é de 1,5 – 3 gramas/dia. O mecanismo de ação ainda parece impreciso, mas sabe-se que a suplementação de HMB não afeta hormônios como testosterona e cortisol (Wilson e cols, 2013). Segundo Portal e cols (2010), alguns atores sugerem diversos mecanismos de atuação para o HMB, como inibição da degradação protéica via proteasomas, diminuição da apoptose celular, aumento da transcrição de IGF-1, entre outros.

Referências: 

Deutz NE, Pereira SL, Hays NP, Oliver JS, Edens NK, Evans CM, Wolfe RR. Effect of β-hydroxy-β-methylbutyrate (HMB) on lean body mass during 10 days of bed rest in older adults. Clin Nutr. 2013 Oct;32(5):704-12. doi: 10.1016/j.clnu.2013.02.011. Epub 2013 Mar 4.

Portal S, Eliakim A, Nemet D, Halevy O, Zadik Z. J Pediatr Endocrinol Metab. 2010 Jul;23(7):641-50. Effect of HMB supplementation on body composition, fitness, hormonal profile and muscle damage indices.


Wilson JM, Lowery RP, Joy JM, Walters JA, Baier SM, Fuller JC Jr, Stout JR, Norton LE, Sikorski EM, Wilson SM, Duncan NM, Zanchi NE, Rathmacher J. β-Hydroxy-β-methylbutyrate free acid reduces markers of exercise-induced muscle damage and improves recovery in resistance-trained men. Br J Nutr. 2013 Aug 28;110(3):538-44. doi: 10.1017/S0007114512005387. Epub 2013 Jan 3.

0 comentários:

Postar um comentário